Nas camadas superiores da atmosfera o ozono actua como um escudo protector, absorvendo os raios ultravioleta provenientes do Sol.
A principal causa da diminuição do ozono estratosférico é a libertação de clorofluorcarbonetos (CFC) para a atmosfera. Os CFC são compostos estáves, não tóxicos, inodoros e não inflamáveis, pelo que têm uma grande variedade de aplicações. Os CFC mais usados são o CFC-11 (triclorofluormetano, CCl3F) e o CFC-12 (diclorofluormetano, CCl2F), conhecidos pelo nome comercial de Freons.
À medida que a camada de ozono é destruída através da reacção do ozono com esses gases, aumenta a quantidade radiações ultravioleta B (UV-B) que atinge a superfície do globo. Esta radiação é bastante perigosa, sendo responsável pelo aparecimento de queimaduras e cancro de pele, contribuindo ainda para a ocorrência de cataratas e deficiência no sistema imunitário. As radiações UV-B são também responsáveis pela diminuição de colheitas agrícolas, danos na vegetação e na vida marinha.
A diminuição da camada de ozono tem ocorrido em todo o globo, tendo sido no entanto registados valores máximos no pólo Sul.
F.
sábado, 24 de maio de 2008
Ozono Atmosférico
Etiquetas:
Ozono Atmosférico
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário