- Só em casa, uma família de classe média produz por ano mais de uma tonelada de dióxido de carbono, o que daria para encher 12 autocarros.
- Um ano ao volante nas filas de trânsito do IC-19 entre Mem Martins e Lisboa significa deitar para a atmosfera 2,22 toneladas de CO2.
- Numa viagem de avião ao nordeste brasileiro uma família de classe média, composta por quatro membros, emite 2,53 toneladas de CO2.
- Uma embalagem de leite pode demorar cerca de 200 anos até se degradar por completo, acumulando-se, entretanto nos ecossistemas.
- Muitas árvores duram mais de 150 anos em ambientes rurais, enquanto numa cidade podem viver até 60 anos, e numa zona muito poluída , em média, 7 anos.
- Desconhecem-se os impactos da poluição causada pelos aviões Concorde quando estes circulavam na estratosfera, pois a sua poluição permanecerá por longos períodos devido à reduzida circulação de ar.
- Os mais sensíveis à contaminação atmosférica são as crianças, os asmáticos e as pessoas com doenças cardiopulmonares crónicas.
- O Canadá deve metade da sua precipitação ácida aos EUA.
- As alterações climáticas podem provocar a extinção de algumas espécies e o alastramento de algumas doenças típicas das regiões tropicais.
- Cada átomo de cloro tem um tempo de vida muito longo (40 a 100 anos), tendo, durante este período de tempo, a capacidade de decompor 100 000 moléculas de ozono.
- Com a actual taxa de crescimento, a população humana duplica de 35 em 35 anos.
- Determinada quantidade de urânio é capaz de libertar uma quantidade de energia 3 milhões de vezes superior à energia libertada pela mesma quantidade de carvão.
- De acordo com a Nações Unidas, no último meio século, a disponibilidade de água por ser humano diminuiu 60% enquanto que a população aumentou 50%.
- A quantidade total de vapor de água na atmosfera é equivalente a cerca de uma semana de precipitação em todo o Globo.
- 1 Torneira a pingar durante um dia representa um gasto de 45 litros de água.
F.
sábado, 24 de maio de 2008
Curiosidade
Etiquetas:
Curiosidades
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário