quinta-feira, 15 de maio de 2008

Chuvas ácidas




Na ausência de poluição, a água da chuva tem um pH de 5,6 a 25ºC, como consequência da acidificação provocada pela presença do dióxido de carbono na atmosfera em pequenas concentrações.



Porém, a queima dos combustíveis fósseis eleva a concentração de dióxido de carbono e de outros gases poluentes para além de valores desejáveis. Como consequência, o valor de pH da água presente na atmosfera desce e formam-se as denominadas chuvas ácidas. Qualquer precipitação (chuva, nevoeiro, neve ou granizo) com pH inferior a 5,6 é designada chuva ácida.

Os principais responsáveis pela acidificação da água são os óxidos nítricos e sulfúricos que, ao reagirem com as moléculas de H2O, formam os ácidos sulfúrico e nítrico segundo as seguintes equações químicas:




Na Europa, cerca de 90% do SO2 emitido para a atmosfera é consequente da extracção de metais como o zinco, chumbo, cobre, ferro e o níquel. Em contraste, os motores de combustão dos automóveis e as centrais termoeléctricas são os principais responsáveis pela emissão de NO2. Devido à industrialização e à grande concentração urbana, a acidez das chuvas atinge valores preocupantes na Europa Central, na zona leste dos EUA e no sudeste Asiático. Na imagem seguinte podemos observar o impacto das chuvas ácidas na Europa:



Porém, não são apenas as grandes metrópoles que sofrem as consequências da poluição atmosférica. Mais de 25% das florestas da Alemanha, Suíça, Reino Unido, Países Bascos, República Checa e Eslováquia encontram-se seriamente danificados devido às chuvas ácidas.

:: Efeitos e Impactos da chuva ácida::

"- Efeitos nas florestas

Ao longo dos anos, cientistas e todas as pessoas que lidam com florestas, têm reparado que as árvores de algumas florestas não crescem como seria de esperar e que as folhas em vez de estarem verdes e saudáveis, ficam castanhas e acabam por cair. Investigadores suspeitam que a chuva ácida é a causa para a morte das florestas, no entanto, outros factores como poluentes atmosféricos, insectos, doenças e secas podem danificar todas as plantas. A chuva ácida não é responsável pela morte das árvores directamente. Normalmente enfraquece a árvore matando as suas folhas, limitando os nutrientes de que precisa ou envenenando o solo com substâncias tóxicas. Os cientistas acreditam que a água acidificada dissolve os nutrientes que estão no solo e arrasta-os rapidamente antes que as plantas os possam utilizar para crescer. Ao mesmo tempo, a chuva ácida pode causar a libertação de substâncias tóxicas como o alumínio no solo, estas são muito perigosas para as plantas. Quando ocorrem chuvas intensas a água vai arrastar essas substâncias tóxicas até rios e lagos, provocando a sua contaminação.

- Efeitos na água

O efeito da chuva ácida é facilmente visível em meios aquáticos como lagos, rios ou pântanos, para onde a chuva ácida vai escorrer depois de cair sobre florestas, campos, estradas ou construções. A maior parte dos rios e lagos tem um pH entre 6 e 8, no entanto, se os solos e mesmo a água não têm a capacidade de neutralizar a chuva ácida, o pH dos lagos pode atingir valores perto de 5. Este fenómeno pode levar à morte de todos os organismos que habitam nos meios aquáticos.

- Efeitos em construções

A chuva ácida é responsável pela corrosão de pedra, metal ou tinta. Praticamente todos os materiais expostos à chuva e ao vento durante muito tempo degradam-se gradualmente. A chuva ácida vai acelerar esse processo, destruindo estátuas, prédios ou monumentos. Reparar os estragos causados pela chuva ácida em casas e prédios pode ser muito caro. Além do mais, muitos monumentos encontram-se já muito degradados e sua recuperação é impossível.

- Efeitos em pessoas

A chuva ácida tem o mesmo aspecto e gosto que a água normal. Os danos causados às pessoas através da chuva ácida não são directos. Caminhar sobre a chuva acida ou mesmo tomar banho num lago acidificado não é muito perigoso. O verdadeiro perigo para as pessoas é a poluição atmosférica que causa a chuva ácida. O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto são os principais responsáveis pela chuva ácida. Estes gases podem irritar ou mesmo danificar os nossos pulmões."

Fonte: http://fortran.dec.uc.pt/~danioliv/ssergio/chuvaas.htm

As chuvas ácidas são consideradas um problema transnacional, na medida em que a atmosfera não tem fronteiras e têm sido estudadas soluções para minorar os seus efeitos. A redução das emissões dos óxidos nítricos e sulfúricos e do dióxido de carbono através do uso de filtros nos tubos de escape dos automóveis e nas chaminés das fábricas, por exemplo, é essencial na resolução deste grande problema global. Porém, também é importante reverter ou evitar os efeitos das chuvas ácidas nomeadamente nos solos e em construções.

Solos- pulverização dos solos ácidos com calcário(substância alcalina) de forma a acertar o valor de pH. Um solo deve ter um pH compreendido entre 6 e 8 e deve-se ter atenção no uso desta técnica, uma vez que um solo muito alcalino pode ser tão prejudicial como um extremamente ácido.

Monumentos de mármorte ou calcário- aplicação de solução de carbonato de bário na superfície do material de forma a criar uma película protectora. O carbonato de bário reage com a chuva ácida e origina sulfato de bário que, ao contrário do sulfato de cálcio, é praticamente insolúvel. Desta forma, acumula-se e protege o monumento.

Concluindo, devem ser tomadas medidas de prevenção de forma a evitar a formação de chuvas ácidas, uma vez que estas afectam todo o planeta Terra directa ou indirectamente.



R.

Sem comentários: